A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
O início nos leva a
pensar sobre como estamos conduzindo nossas crianças ao conhecimento. Vive-se
em uma era de informação, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de
aprendizagem nas estatísticas educacionais. O que acontece de errado então? O
autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem. Aprendizagem
esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com
muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que crianças e
adultos não conseguem interpretá-las. Historicamente a imprensa proporcionou ao
homem novas formas de ler, que mudaram a cultura da aprendizagem. Hoje as
tecnologias estão distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis,
novas maneiras de alfabetização (literária, gráfica, informática, etc.) O acesso às informações é muito rápido, qualquer pessoa hoje consegue ter
uma página na internet ou acessar a de outras pessoas, sem a necessidade de
publicação. Mas com tanta informação, é preciso uma competência cognitiva,
termo que o autor ressalta em que as pessoas precisam adquirir para ter um
olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, principalmente navegando
na internet.
A escola precisa
formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram
capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A
aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que
decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho
busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura
interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber
ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas
competências para a gestão do conhecimento. São elas: Competências para
adquirir, interpretar, analisar, compreender e comunicar a informação. Essa
nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil do aluno e do
professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos
docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino
aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser
enfrentado por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto
saber, não fracassará mais ao tentar aprender.
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