REGISTRO DESCRITIVO DO PROJETO

CAFETERIA LITERÁRIA


1-      Título
Cafeteria Sabor Literário
2-      Equipe
Adriana
Glauce
Maria das Graças
Marisa
3-      Introdução
O Projeto Cafeteria Literária, vem possibilitar o acesso de uma grande fonte de conhecimento entre vários estilos literários, diferentes tipos de textos, gêneros narrativos, autores representativos da literatura brasileira e universal. 
Incentivar a leitura a nosso jovens é um processo que demanda paciência, criatividade, e amor a este bem cultural.
Este projeto possui caráter absolutamente extensionista e não estabelece qualquer tipo de ônus sobre os participantes, pois uma de suas principais metas é propiciar aos alunos o acesso a este bem cultural, a leitura.
4-      Objetivo
Tem como objetivo favorecer, através da relação literatura a prática da leitura, envolvendo vários gêneros literários e proporcionar a liberdade, a descoberta e a identificação do estilo de cada aluno.
Pretendemos fazer com que estes jovens  se apaixonem pela leitura antes mesmo de conhecê-la. Machado de Assis é ótimo, desde que agrade a quem procura por suas obras. Todavia, os volumes das séries Crepúsculo, Harry Potter, Persi Jackson, revista em quadrinhos de Mauricio de Souza, uma pagina na internet, livros de Thalita Rebouças ou Pedro Bandeira e outros, também são excelentes.
E oferecendo as crianças e adolescentes o prazer da leitura os quais eles se interessem é que vamos construir os nossos leitores.
5-      Desenvolvimento
De início selecionamos  e observamos os diferentes gostos de gêneros narrativos envolvidos em nossa escola, isto se deu, através dos trabalhos literários apresentados pelos alunos durante os anos anteriores.
Dividimos os alunos do 6º ao 9º ano por afinidades de gêneros literários, (trabalho interdisciplinar). Todas as obras lidas foram reunidas analisadas por grupos e apresentadas em um auditório utilizando as novas tecnologias: Power Point, Data Show, Mesa de som, Microfones, Livros digitais e também foram apresentados através de encenações teatrais, músicas, caracterização de alguns personagens literários.
Como se tratava de uma cafeteria, o ambiente foi adaptado para parecer uma verdadeiro “caffé” com mesa cadeiras, garçons ( professores) onde era servido café expresso, chocolate quente, e deliciosos quitutes. Em cada mesa havia o Cardápio que descrevia as obras apresentadas para que os participantes e expectadores pudessem saborear e se deliciarem com as apresentações.
Cardápio (cronograma):
CARDÁPIO
CAFETERIA LITERÁRIA
01 – Café com Aroma de Alegria
Turma da Mônica – Mauricio de Souza
Apresentação artística dos personagens
“A Criação”


02- Café Expresso de Aventura
Apresentação Estilo Literário:
Goosebusmps. (R.L.Stine)
Poderosa. (Sergio Klein )
Harry Potter. (J.K. Rowwling)
Crônicas de Narnia.( Clive Staples Lewis)

03 – Café com Sabor de Mistério, Aventura e uma pitada de Humor e Romance.

Revista: Mundo Estranho
Trilogia de Chistopher Paolini e suas mais famosa obra – Eragon
Coleção: Fala Sério (Thalita Rebouças)
Analise - Romance
Humor (Contos Populares)
Mistério: Aghata Christie

04 – Café à moda da casa, com aroma e requinte de um bom café

Apresentação das Series: Crepúsculo e House of Night.
Obras de Nicolas Sparks.
Análise Literária: A Menina que roubava livros. (Markus Zusak)
Análise Literária: O Diário de Anne Frank.
Apresentação Artística da série “Persi Jackson e os olimpianos”

6-   Resultado
Conseguimos atingir nossos objetivos, a interação entre os alunos de classes e idades diferenciadas ajudou para  a aquisição do conhecimento e experiências intensificando a qualidade dos trabalhos e isto foi de grande importância para o sucesso do projeto.
7- Conclusão
Criar e aperfeiçoar a criação, transformar os ideais, instigar a curiosidade, abrir portas é que devemos fazer para levar nossos alunos a este bem Cultural a Leitura, pois a satisfação a sensação do dever cumprido ao vermos o objetivo concluído com exímio é o que faz de nós Educadores.







Comentários

Postagens mais visitadas