INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS
Para que o
professor faça uso das mídias na educação ele precisa saber como usar essas
mídias, pois para que isso se realize não basta que os recursos midiáticos
sejam utilizados de forma isolada do conteúdo trabalhado em sala de aula
funcionando apenas como um apêndice do trabalho realizado. Mas o que deverá
acontecer para que realmente se efetive a integração é necessário também, que
se incorporem os recursos midiáticos aos objetivos didáticos.
O que se
percebia, há pouco tempo atrás, era a falta de conhecimento dos professores,
pois a formação nas universidades da época dos professores que estão atuando
não ensinava essas tecnologias, mas isto está sendo mudado com investimentos na
formação continuada dos mesmos. Precisamos estar abertos às mudanças e nos
prepararmos para que ela aconteça. Contudo, precisamos ter cuidado para que a
tecnologia venha contribuir com o aprendizado de nossos alunos, sendo assim,
devemos dosar o que já fazíamos anteriormente, somando a isso os recursos
tecnológicos. Deve-se ter consciência que se exagerarmos sem que consigamos o
equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o fazer pedagógico o maior
prejudicado será o aluno.
A apropriação
das tecnologias de informação e comunicação, no espaço escolar faz mudar o
significado deconceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas,
a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e
espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância,
sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação
de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva
em uma sociedade de diferenças.
Na educação a
importância de um planejamento aberto a mediações cooperativas, com caráter
flexível, se faz pertinente a partir de uma nova concepção do fazer pedagógico,
comprometido com um espaço de trocas, em que a autonomia da construção do
conhecimento assume um papel significativo ao que se refere um processo
educativo consistente preocupado com a atuação de um indivíduo, totalmente,
crítico-reflexivo.
Comentários
Postar um comentário