sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

Em aprendizagem continuada ao longo da vida a exemplo da terceira idade, Valente discute os sentidos de ensinar e aprender. Estar produtivamente ativo exige constante aprimoramento como forma de manter-se no mercado de trabalho e para atender os novos desafios da profissão surge à formação continuada. Porém a ideia do autor é discutir a aprendizagem contínua ao longo e para a vida. O texto fala da predisposição que as crianças têm para aprender. Como essa predisposição desaparece no período escolar e reaparece quando surge a necessidade de tornar-se um profissional competente e na terceira idade. Para explicar como a aprendizagem acontece Valente faz um levantamento das teorias sociointeracionistas ressaltando a necessidade de ambientes de aprendizagem adequados às exigências da realidade social. Nas palavras do autor. “Aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas e interagir com pessoas e objetos de nosso dia – a – dia.
 Além disso, essa experiência de aprender e ensinar é prazerosa e não nos damos conta de que estamos aprendendo ou ensinando.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário