Educação e Tecnologia


Vídeo Ladislau Dowbor:


Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que repassar, entendo que ele questiona a postura tradicional que a escola ainda assume muitas vezes quando deixa de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma forma mais dinâmica e pertinente.
A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula, já que a escola tem um alcance além dos muros escolares e devemos respeitar e orientar os alunos para o futuro.
O Professor Ladislau nos provoca, nos impele a assumir uma nova postura didática: é preciso mudar a metodologia. Em vez das "cabeças cheias", as "cabeças bem feitas"... na interação educação e vida, organizando, articulando esse cabedal de informações disponíveis nas novas tecnologias sendo o professor um intermediador desse processo. Fundamental é que esse professor se redescubra, se reorganize para que a sua experiência possa ser aplicada num processo de valorização do conhecimento.
Não se pode ignorar as tecnologias, elas estão presentes na escola, cabe ao professor assumir seu novo papel na educação.

Comentários

Postagens mais visitadas