AS SEREIAS DO ENSNO ELETRÔNICO

É preciso permitir que as novas tecnologias entrem na educação para mudar o que está ultrapassado. Mas é fundamental utilizarmos a internet como matéria-prima de construção do conhecimento e não apenas como mídia. Deve-se usar o que a internet oferece de novo e positivo entre eles podemos destacar a possibilidade de criação e expressão pessoal e as possibilidades de construção coletiva de projetos reais, entre outros. 
 Encantemo-nos pelas novas tecnologias aplicadas a educação sem com isso permitir que elas nos aprisionem. O computador e suas redes de comunicação estão presentes em todo lugar, mas sabemos que não é um instrumento em que a grande maioria tem acesso. Muitas escolas não são informatizadas e os alunos não tem contato com o computador e suas redes de conhecimento, não é culpa deles, mas as propagandas dizem sempre o contrário. Cabe à escola e ao professor transmitir tais conhecimentos e dar meios para que os alunos possam se inteirar e terem contato com as novas tecnologias através de vídeos, bibliotecas, exposições e outros; com o contato com essas novas formas de aprendizagem os alunos tendem a fazerem pesquisas próprias, aumentando assim seu conhecimento e tendo melhor aprendizagem.
 Devemos levar em conta que o computador é um novo meio de tornar a aprendizagem mais prazerosa e com outros recursos que o livro e a lousa da sala de aula não possuem, mas seu uso deve ser direcionado para que não se torne uma "arma" para os estudantes quanto aos conteúdos abordados e a pesquisa não ser apenas uma impressão da página pesquisada.

Comentários

Postagens mais visitadas